ptenes

introdução, isca ou frase de efeito

 Pedras

Apresentação institucional

site da UNIFESP

dúvidas? Envie um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Arquivo na mídia

documento do google drive

Formatação 

negrito italico sublinhado riscado

LARANJA ROXO VIOLETA

  1. segunda
  2. terça
    • tarde
  3. quarta
    • manhã
  4. quinta
    • feriado
  5. sexta

paragrafo1 linha1
paragrafo1 linha2


paragrafo2 linha1
paragrafo2 linha2

 

Citações

Leonardo da Vinci

O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã.

Steve Jobs

Seu trabalho vai ocupar uma grande parte da sua vida, a única maneira de estar verdadeiramente satisfeito é fazendo aquilo que você acredita ser um ótimo trabalho.
A única maneira de fazer um ótimo trabalho é fazendo o que você ama fazer. Se você ainda não encontrou, continue procurando.

 

UNIFESP 

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) é uma instituição de ensino superior pública brasileira localizada no estado de São Paulo, sendo uma das três universidades federais do estado, ao lado da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Universidade Federal do ABC (UFABC). Formada por 7 campi distribuídos pelo estado, eles estão localizados na cidade de: Diadema, Guarulhos, Osasco, Santos, São José dos Campos e São Paulo (com Campus São Paulo e Campus Zona Leste).

A Escola Paulista de Medicina, que deu origem à universidade, foi fundada em 1933 como uma escola de medicina privada na Vila Clementino. Em 1938 foi inaugurada no mesmo bairro a Escola Paulista de Enfermagem e o Hospital São Paulo, usados como centro de pesquisa e extensão universitária. Com o passar dos anos se sustentou por meio de recursos privados e subsídios governamentais até ser nacionalizada como instituição federal em 1956. Em meio a uma série de crises nos anos de 1960 e 1970, foi planejada sua transformação em universidade, o que não se concretizou. Somente em 1994 foi fundada a Unifesp como universidade especializada em ciências da saúde. A partir do Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), a Unifesp foi expandida em novos centros de ensino superior nos municípios de Santos, Diadema, Guarulhos, São José dos Campos e Osasco, lecionando cursos em diferentes áreas do conhecimento.

O curso de Medicina foi classificado em 1º lugar no Ranking Universitário da Folha de S.Paulo de 2016, avaliação feita entre as universidades do país. Também apareceu entre as melhores universidades brasileiras no QS World University Rankings e entre as 10 melhores universidades latino americanas no ranking da Times Higher Education. É reconhecida pelo Ministério da Educação como uma das melhores instituições de ensino superior do país, possuindo nota máxima no Índice Geral de Cursos de 2019.

Segundo o Guia da Faculdade do jornal Estado de São Paulo, a Universidade Federal de São Paulo obteve nota máxima em 10 cursos, entre eles: Medicina, Enfermagem, Psicologia, Fonoaudiologia, Filosofia, História bacharelado, História Licenciatura, Pedagogia, Matemática Computacional e Educação Física. O curso de Medicina foi considerado, em 2021, como o segundo melhor da América Latina, segundo o EduRank.

Criada oficialmente em 1994, a Unifesp originou-se da Escola Paulista de Medicina (EPM), entidade privada fundada em 1933 que foi federalizada em 1956. Em 1940, a EPM inaugurou o Hospital São Paulo, primeiro hospital-escola do País, que hoje é o Hospital Universitário da Unifesp, localizado no campus São Paulo, no bairro Vila Clementino. Desde o início do século XXI a Unifesp tem apresentado rápida expansão territorial e diversificação dos cursos oferecidos, deixando de ser a outrora "Universidade da Saúde" para ser a "Universidade do Conhecimento".

Atualmente a Unifesp é composta por sete campi distribuídos pelo estado de São Paulo:

 

 

Campus São Paulo (Escola Paulista de Medicina e Escola Paulista de Enfermagem)

csp

Os Campi São Paulo, localizados na cidade de São Paulo, com origem no bairro de Vila Clementino - com as atividades iniciadas em 1936, sendo o primeiro e maior, onde localiza-se a sede da reitoria da Unifesp (Rua Sena Madureira, 1 500), seu hospital universitário (Hospital São Paulo) e onde são atualmente ministrados os cursos de medicina, enfermagem, biomedicina, fonoaudiologia e tecnologias em saúde com habilitação em oftalmologia, radiologia ou informática em saúde. Nele encontra-se a Biblioteca Regional de Medicina (BIREME), desde 1957; mantida com a ajuda da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)/Organização Mundial da Saúde (OMS).

A sede da Reitoria era o Edifício Octávio de Carvalho (que desde sua inauguração nos anos 1970 também foi a sede da Diretoria da E.P.M.) até dezembro de 2009, sendo agora o edifício localizado na Rua Sena Madureira, 1500; reunindo a Reitoria, as Pró-Reitorias e o aparato administrativo.

Campus Baixada Santista (Instituto de Saúde e Sociedade e Instituto do Mar)

baixada santista

O campus Baixada Santista - primeiro fora da cidade de São Paulo, iniciou suas atividades na cidade de Santos com cursos sequenciais em saúde no ano de 2004. A partir de 2006, iniciaram-se nele os cursos de graduação na área de saúde: educação física, fisioterapia, nutrição, psicologia, terapia ocupacional e em 2009, o curso de serviço social. Até então, funcionava nas unidades provisórias do bairros de Vila Mathias (Unidade I), Ponta da Praia (Unidade II) e Vila Belmiro (Unidade III). Em 2006 a Unifesp recebeu do Governo do Estado de São Paulo os terrenos da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) e da Hospedaria dos Imigrantes de Santos, para a construção de sua sede definitiva. Em março de 2011, no entanto, a Universidade desistiu de contar com a Hospedaria e a devolveu ao governo estadual. Em 2012, mais um curso é criado, o Bacharelado em Ciência e Tecnologias do Mar que possibilita o ingresso em outras duas engenharias: do Petróleo e Ambiental. A partir de 2012, o Campus passou a contar com 4 unidades, com a inauguração da Unidade Central construída em terreno da Codesp, na Vila Mathias. Em 2019 é criado o Instituto do Mar como segunda unidade universitária do campus Baixada Santista.

Campus Diadema (Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas)

diadema

O campus Diadema, concentrado basicamente no Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas, foi inaugurado em 2007 ofertando os cursos de farmácia (integral), ciências biológicas (bacharelado), química e engenharia química (período integral), recebendo em 2009 os cursos de farmácia, química industrial e engenharia química no período noturno e em 2010, os cursos de ciências (licenciatura) e ciências ambientais. A partir de 2013, o Campus é constituído das unidades José de Fillipi, Manoel da Nóbrega, José Alencar - Complexo Didático, Prédio de Pesquisa e Antonio Doll.

Campus Guarulhos (Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas)

guarulhos 2

O campus de Guarulhos, composto pela Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, foi o primeiro na universidade dedicado a pesquisa, ensino e extensão na área de filosofia e ciências humanas. Está localizado no distrito dos Pimentas, e foi inaugurado em 2007. No Campus Guarulhos são ministrados desde esse ano os cursos de ciências sociais, filosofia, história (os três com habilitação em Licenciatura e Bacharelado) e pedagogia (com habilitação em Licenciatura). A partir de 2009 o campus recebeu os novos cursos de história da arte (Bacharelado) e letras (Bacharelado e Licenciatura). Possui também cursos de mestrado e doutorado. Entre setembro de 2013 e abril de 2016, a unidade passou por reforma e expansão, e as atividades foram transferidas para uma escola alugada no centro de Guarulhos. A sede começou a ser construída em 2013 e deveria ter sido entregue em janeiro de 2015. No entanto, com o atraso das obras, só foi concluído e inaugurado formalmente em 2 de junho de 2016.

Campus São José dos Campos (Instituto de Ciência e Tecnologia)

sjc

O campus São José dos Campos, composto basicamente pelo Instituto de Ciência e Tecnologia, localizado no parque tecnológico, no distrito de Eugênio de Melo, sendo sede do curso de Ciência da Computação (Bacharelado); também inaugurado em 2007. Em 2009 teve início o curso de matemática computacional (Bacharelado). Em 2011 iniciou-se os cursos de ciência e tecnologia (Bacharelado Interdisciplinar), que dá acesso aos Bacharelados em biotecnologia, ciência da computação e matemática computacional e às engenharias biomédica, de computação e de materiais.

Campus Osasco (Escola Paulista de Política, Economia e Negócios)

osasco

O campus Osasco, composto basicamente pela Escola Paulista de Política, Economia e Negócios, foi inaugurado em 2011 em prédio provisório cedido pela FAC-FITO e pela prefeitura municipal. Abriga a EPPEN - Escola Paulista de Política, Economia e Negócios, onde são ministrados os cursos de administração, ciências contábeis, ciências econômicas e relações internacionais. Recebeu, a partir de 2013, o curso de ciências atuariais e em 2021 começou a ofertar o curso de Direito.

Campus Zona Leste (Instituto das Cidades)

zonaleste

O campus Zona Leste, localizado no bairro de Itaquera, em São Paulo, foi inaugurado em 2020 (iniciando apenas com o curso de geografia). Foram aprovados cinco cursos de graduação (administração pública, arquitetura e urbanismo, engenharia ambiental e sanitária, engenharia civil e geografia) pelo Conselho Universitário e pelo Conselho de Graduação, ambos da Unifesp. Os projetos pedagógicos estão em desenvolvimento por comissão específica nomeada por portaria da Pró-Reitoria de Graduação.

 Calendário

Mês Data Sessão
janeiro 12 (quarta-feira)  Ordinária 
fevereiro 09 (quarta-feira)  Ordinária 
fevereiro 23 (quarta-feira)  Extraordinária 
março 09 (quarta-feira)  Ordinária (suspensa por motivos técnicos) 
abril 13 (quarta-feira)  Ordinária 
maio 04 (quarta-feira)  Extraordinária 
maio 11 (quarta-feira)  Ordinária 
junho 08 (quarta-feira) Ordinária
julho 13 (quarta-feira) Ordinária
agosto 10 (quarta-feira) Ordinária
setembro 14 (quarta-feira) Ordinária
outubro 19 (quarta-feira) Ordinária
novembro 09 (quarta-feira) Ordinária
dezembro 14 (quarta-feira) Ordinária